Seguidores amigos

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

 Por Renata Brandão

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu.

Este acontecimento foi marcado pela travessia do Mar Vermelho, citado em Êxodo capítulo 14 a partir do versículo15, quando Moisés clama ao Senhor e é instruído a "abrir passagem" aos filhos de Israel em meio ao mar, conduzindo-os para a Terra Prometida.
Para os cristãos, a Páscoa representa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.
A Páscoa significa a passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a Festa das festas, a Solenidade das solenidades e, por isso, celebramos-na com tamanha alegria.
Minha família e eu, aprendemos com um grande homem de Deus, o Pastor Venilton de Jesus, pastor do Ministério Apascentar, lá no RJ, o seguinte: “O mundo espiritual se move através dos símbolos, atos e palavras”.
Então, hoje, como é véspera da Páscoa, até o final do programa, aprenderemos juntos ou até nos lembraremos do significado dos principais símbolos deste evento que nos é tão importante.

OVO: Simboliza o nascimento, a vida, a ressurreição de Cristo.
É um símbolo desde a  Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos.  Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma e o nascimento para uma nova vida. 

COELHO: Simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar o Evangelho das Boas Novas para todos os povos. Também representa a reprodução constante da vida.

A CRUZ: Mistifica todo o significado da Páscoa, desde o calvário até a ressurreição de Jesus Cristo. Desde o ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo. 


CÍRIO PASCAL: É uma grande vela que se acende na igreja, no Sábado de Aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho. Nesta vela, estão gravados em grego: os algarismos do ano e as letras do alfabeto, "alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é o Princípio e o Fim de tudo.

GIRASSOL: Representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.


PÃO E VINHO: Jesus Cristo  se serviu desses alimentos  para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.

Colomba ou Pomba Pascal: O bolo em forma de "Pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e também simboliza da almejada paz.

SINO: Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. No domingo de páscoa, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

ÓLEOS SANTOS: Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o Evangelho de Jesus Cristo.
A ÁGUA: Representa que Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.

O CORDEIRO: É o símbolo mais antigo da Páscoa. No Antigo Testamento, simboliza a libertação e a aliança feita entre Deus e o povo judeu. Era celebrada com os pães ázimos (pães sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro onde recordavam o grande feito de Deus que os livrou da escravidão do Egito.
Já na nova aliança, o cordeiro simboliza o próprio Jesus, Cordeiro de Deus Santo, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados e cujo sangue nos redimiu: “morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida".
Cristo  é o Cordeiro de Deus que foi sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade.

As vestes brancas: Simboliza a pureza, a paz e  a plenitude. São usadas na celebração pascal, representam a passagem referente à  transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura).


As  velas: Simboliza Cristo Ressurreto, Cristo ressuscitado.

O PEIXE: Também um dos mais antigos símbolos da Páscoa. Representa a Jesus Cristo. Significa que devemos viver mergulhados na Graça de Cristo, confessando com Fé que Jesus Cristo é o Filho de Deus, nosso Salvador.

Quaresma: São os 40 dias que precedem a Semana Santa, estes dias são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para comemorar os 40 anos passados no deserto.





Nenhum comentário:

Jesus te ama e eu também!

Jesus te ama e eu também!

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?
No altar? Em santidade! Ajoelhado, próximo ao altar? Em santidade! Em pé na igreja? Solte a cadeira e adore! Sentado? Levante-se e adore ao Senhor! Indiferente? O joio não adora a Deus! Você acha que não está representado no desenho? Cuidado! Você pode estar do lado de fora!