Seguidores amigos

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como provar a existência de Deus?

Parte deste texto foi enviado a SETEFI

*****
Lembre-se de que toda e qualquer forma de cópia será considerada PLÁGIO e medidas cabíveis serão devidamente tomadas.
*****

Como provar a existência de Deus?

Sabemos o quanto é difícil para nós, seres humanos, aceitar uma teoria de que o mundo e tudo o que existe nele surgiu do nada.
Mais difícil, ainda, é provar, principalmente aos ateus, que toda essa existência não surgiu por acaso e que foi, intencionalmente, criada pelo CRIADOR.
No entanto, reconhecemos que cada um tem o direito de crer no que quiser.
E, sabendo disto, seguimos com nossos estudos, respeitando assim a chamada "Tolerância Religiosa", lembrando apenas que: "Se Deus não existisse, muito mais fácil seria, visto que não haveria pecado". 



No entanto, encontramos dentro da filosofia, importantes argumentos que provam a Sua existência. 
Vejamos alguns deles:

1)                          Axiológico: Semelhante ao conhecido argumento moral. Ele estuda os valores filosóficos, principalmente as qualidades morais existentes. Dentro destes valores, cada ser humano possui uma ideia da perfeição.  Tal ideia subentende a necessidade de um grau máximo. Tal plenitude chama-se Deus, ápice de todos os graus de perfeição.
2)                      Cosmológico: Também conhecido como o argumento da causa e efeito. Supondo que existe uma origem primária para tudo o que existe, há uma causa Eterna para todas as coisas. Esta causa Eterna é o próprio Deus (Hb 3.4).
3)                  Teleológico: Tudo que existe possui um significado, uma importância. Não há nada irrelevante. Desde os planetas a menor forma de vida existente possuem uma tremenda complexidade. Criados com tamanha perfeição que, certamente, alguém deve ter planejado isto com extremo cuidado e maestria. Tal Planejador e Maestro chama-se DEUS.
4)                 Da contingência ou da possibilidade: Tem como base a verdade empírica, ou seja, dependemos de outra coisa que explique a existência da humanidade. Logo, se Deus não existisse, nada existiria.
5)                          Moral: Devido ao grande senso de moralidade que algumas pessoas possuem, esse senso de moralidade deve se assemelhar ao de um Ser Puramente Moral. Esse Ser Puramente Moral é conhecido como Deus Santo.
6)                    Impulsionador Primário: Idealizado por Tomás de Aquino que argumenta que uma força desencadeou o movimento e o sustenta. O mundo seria, essencialmente, “matéria em movimento”. Sendo assim, existe um movimento de formação, desenvolvimento e crescimento das coisas, conclui-se, portanto, que para que tais movimentos funcionem adequadamente, necessitaria de um Ser Capaz de controlá-los, caso contrário, tudo não passaria de absoluto caos. Este Ser Capaz chama-se DEUS.

Existem inúmeros outros argumentos sobre a existência de um Deus vivo e operante. Contudo, reconhecemos que a fé, neste Deus, não permeia no coração de todos os seres humanos.
Aprendemos ao longo da caminhada cristã que cada um crê naquilo que deseja crer e, que se deve respeitar a crença e o ser humano em si, compreendendo que não somos nós que convencemos, mas sim; o Espírito Santo de Deus.
Por isso que, dentro desta gama de crenças, devemos estar preparados, não apenas no campo espiritual, através de uma fé inabalável neste Deus glorioso e poderoso, como também dentro dos vastos conhecimentos: Bíblico, Histórico, Geográfico, Sócio-cultural etc.
Cumprindo, deste modo, uma das ordenanças do Pai Altíssimo:

“Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”
(2ª Pe 3.18).

Reconhecendo, a priori, que a sabedoria vem de Deus e a fonte desta sabedoria encontra-se na Bíblia Sagrada. E mais, compreendendo que crescer leva tempo, esforço, dedicação e mudanças.




Um comentário:

Claudine Netto disse...

Excelente postagem.
Eu não vejo o ar, mas sinto sua brisa. Eu não vejo o amor, mas o sinto dentro de mim.
Tem muitas coisas que não vemos mas as sentimos.
Portanto não vejo Deus, mas O sinto dentro de mim.
Não acredito que qualquer pessoa não acredita que exista um ser superior, O qual nos faz ter sentimentos profundos e maravilhosos. Mesmo aqueles que se dizem ateus, tenho certeza que acreditam que exista Esse ser superior, a quem chamamos de Deus, Alá..., se não acreditassem eles não sentiriam amor pelo próximo e mesmo por seus próprios filhos.

Amei seu blog.
Fiz uns selinhos de Natal para os amigos, gostaria muito que aceitasse. O blog é gifsgifsnetto.

Jesus te ama e eu também!

Jesus te ama e eu também!

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?
No altar? Em santidade! Ajoelhado, próximo ao altar? Em santidade! Em pé na igreja? Solte a cadeira e adore! Sentado? Levante-se e adore ao Senhor! Indiferente? O joio não adora a Deus! Você acha que não está representado no desenho? Cuidado! Você pode estar do lado de fora!