Seguidores amigos

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Partícula Expletiva

Estudo de Casos

01) “Eles é que mandam” ou “Eles são que mandam”?

Para esta resposta é preciso saber o que significa PARTÍCULA EXPLETIVA ou PARTÍCULA DE REALCE .
Como o próprio nome já diz esta partícula serve para realçar, enfatizar e só tem efeito decorativo na frase. As partículas, palavras e expressões expletivas não exercem qualquer função sintática na oração e têm apenas valor estilístico, expressivo.
Ela tanto pode ser usada com o pronome relativo “que” quanto com a expressão “é que”.
O verbo ser por vir no presente (é), passado (foi, era ou fora) ou no futuro (será, seria), mas sempre utilizada na 3ª pessoa do singular.
Ocorre a partícula expletiva quando ao retirarmos da frase as partículas “que” ou “é que”, não há prejuízo para o significado ou compreensão do período.
Se voltarmos à frase apresentada e retirarmos o verbo ser (é) + o pronome relativo (que) para testarmos a possível formação da partícula expletiva temos: Eles mandam.
Portanto, não há necessidade de se utilizar os elementos retirados, logo; formam uma partícula expletiva ou de realce, daí a forma correta deve ser grafada com o verbo na 3ª pessoa do singular: Eles é que mandam.
Existe ainda o uso das partículas cá, lá, dos pronomes oblíquos me, te, se, nos e vos, como partículas expletivas, sendo que estes últimos usados com o verbo intransitivo e com o sujeito claro, entre muitos outros. Veja:

a) Tenho minhas dúvidas.= Tenho minhas dúvidas.
b) Sabe-se o que foi fazer ali...= Sabe-se o que foi fazer ali...
c) Quase que caí da escada. = Quase caí da escada.
d) Maria, não me venha com essa lengalenga outra vez.= Maria, não venha com essa lengalenga outra vez.
e) João foi-se embora sem avisar.= João foi embora sem avisar.

Vamos aos exercícios:

01- (UM-SP/94):

Ó tu
Que és presidente
Do Conselho Municipal
Se é que tens mulher e filhos,
Manda tapar os buracos da
Rua dos Junquilhos.
(Artur Azevedo)

A palavra que aparece duas vezes no texto com a seguinte classificação morfológica, respectivamente:

a) pronome relativo, partícula expletiva.
b) partícula expletiva, pronome relativo.
c) pronome relativo, conjunção integrante.
d) conjunção integrante, pronome relativo.
e) partícula expletiva, conjunção integrante.

02- Relacione a primeira coluna com a segunda.

(1) Conjunção Subordinativa
(2) Advérbio
(3) Pronome
(4) Interjeição
(5) Partícula Expletiva ou de Realce
( ) Quê! Você ainda está aqui?
( ) Que lindo foi teu gesto!
( ) Esperava que eles me entendessem.
( ) Quase que eu perco o jogo.
( ) Devolvi o dinheiro que me deram por engano.

03 – Das frases abaixo, quais delas usa o valor expressivo da Partícula de realce, reescreva-as se for o caso:

a) Nós é que fizemos o trabalho e não ela. _______________________________________

b) As garotas, que são minhas amigas,chegaram.
__________________________________

c) É do professor Nelson que precisamos para retirarmos esta dúvida.
_________________________________________________
Sites relevantes:
http://www.gramaticaonline.com.br/ acedido em 14/09/2009.

2 comentários:

Lincon Santos disse...

Gostei muito das explicações e dos exercícios. Obrigado!

Anônimo disse...

gostei também :)

Jesus te ama e eu também!

Jesus te ama e eu também!

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?
No altar? Em santidade! Ajoelhado, próximo ao altar? Em santidade! Em pé na igreja? Solte a cadeira e adore! Sentado? Levante-se e adore ao Senhor! Indiferente? O joio não adora a Deus! Você acha que não está representado no desenho? Cuidado! Você pode estar do lado de fora!