Seguidores amigos

terça-feira, 7 de abril de 2009

Superstição

* Copyrights reservados à Renata Brandão.



Você é supersticioso?
Saiba o que
a Bíblia diz a respeito!
Seja em casa, na escola, no trabalho, na igreja ou em qualquer lugar, basta alguém espirrar - seja conhecido ou não - logo falamos:
“Saúde!” ou “Deus te crie!”.
Em todo mundo isto ocorre, mas você já se perguntou por que agimos assim?
Embora achemos que agimos desta maneira por educação, a verdade é que esta expressão tem raízes profundas na superstição.
Há muitos séculos, acreditava-se que ao espirrar, a pessoa estaria expelindo (expulsando) a sua alma. Dizer “Saúde!” ou “Deus te crie!” portanto, significava pedir a Deus que lhes restituísse a alma.
É óbvio que em pleno século 21, pensar que a alma de alguém sairia a partir de um espirro seria pura tolice. Assim, não surpreende que o dicionário Michaelis defina superstição como:
1 - Sentimento religioso excessivo ou errôneo, que muitas vezes arrasta as pessoas ignorantes a prática de atos indevidos”.
O problema é que por uma questão não de ignorância, mas por tradição, estas crendices vem se arrastando no tempo.
Não se sabe ao certo desde quando as superstições começaram a influenciar no cotidiano da civilização, apenas podemos afirmar que estas práticas tiveram sua origem nas antigas religiões da Assíria, Babilônia, Grécia e Roma. Tais práticas idólatras foram condenadas por Deus e registradas na Bíblia por homens santos de Deus inspirados pelo Espírito Santo.
“1. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
2. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.
(2ª Pedro 1: 20 e 21).


A palavra “superstição” vem do latim super, que significa “em cima ou sobre ”, e stare, “estar”. De fato, os guerreiros que não morriam na batalha eram chamados de superstities, visto que haviam sobrevivido porque ficaram como que em cima dos companheiros mortos.

Mesmo vivendo num mundo globalizado e desfrutando dos mais variados recursos tecnológicos, a maioria da população mundial mais o ceticismo têm contribuído para que estas crendices se perpetuem. Tudo porque não leem a Bíblia.
Existem superstições para todos os gostos e ocasiões, por exemplo, as superstições relativas a atração do azar: Cruzar com gato preto na encruzilhada à noite, o noivo ver a noiva - com seu vestido - antes do casamento, o número 13, a sexta-feira 13, , entornar sal na mesa ou dentro de casa, pôr chapéu na cama, passar debaixo da escada etc.
Superstições relativas a atração da morte: para os japoneses o número 4 é o símbolo da morte, entrar dentro de casa com chapéu ou guarda-chuva, dar nomes a bebês de pessoas falecidas, se a criança não chorar no batizado pode não vingar (conheço pessoas que beliscaram seus afilhados em frente à pia batismal forçando o choro na hora do batismo) e outros.
Superstições relativas a outros tipos de atração: Se apontar o dedo indicador para as estrelas, terá verrugas, se fizer um pedido antes de soprar as velas de aniversário ou ao ver um cometa ou uma estrela cadente, trará sorte etc.
Superstições relativas a atração da sorte: se uma borboleta pousar em você, encontrar um trevo de quatro folhas, amuletos e santinhos variados, levantar da cama com o pé direito, o noivo deve abrir a porta do “Lar doce lar” entrar com o pé direito com a noiva no colo e ainda por cima, levá-la até o quarto nupcial (sei de casos que aconteceu o inverso, pois a noiva era muito pesada), pregar uma ferradura na porta ou na entrada de casa e mais.
Há ainda superstições do tipo neuróticas: Existem pessoas que só saem de casa depois de virem o que o horóscopo diz, se a orelha direita de alguém esquenta é porque estão falando dela, então para revidar contra o caluniador, no mesmo momento ela deve morder a ponta da blusa ou da gola da camisa, dessa forma o caluniador morderá a própria língua (Pura insanidade), colocar a vassoura atrás da porta para mandar visita chata embora, bater na madeira, fazer o sinal da cruz em frente à igreja ou à cemitérios etc.
Já citei vários exemplos, mas todos sabemos que ao redor do mundo há muito mais...
Agora, em algum momento desta matéria você se viu praticando alguma destas superstições?
Se sim, você deve tomar muito cuidado porque a superstição pode comprometer a sua qualidade de vida.
Quem se lembra do caso do cantor Guilherme Arantes que ficou um tempão sem se apresentar por causa de uma má previsão astrológica?
Há ainda pessoas que gastam fortunas com médiuns, adivinhos e numerólogos, tudo para que eles predigam o futuro.

Não sabem eles que o futuro só a Deus pertence!


Talvez muitos se surpreendam em saber que atrás de superstições inofensivas há forças perversas.
Lembrem-se de que a Bíblia diz que satanás se transformou em anjo de luz:
“E não é maravilha porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz”.
(2ª Co 11:14)
Satanás e seus demônios também podem forjar previsões e cuidam para que elas se cumpram, levando assim as pessoas a crerem que certas previsões são de Deus.
“21.Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor , Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
(Mt 7:21-23)
“9.Á esse cuja vinda é segundo a eficácia de satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,.
10. E com todo o engano da justiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
11. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
12. Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade”.
(2ª Ts 2:9-12).
Agora você sabe o porquê certas previsões dos que dizem ter poderes especiais às vezes se realizam.
Muitos dos que dizem ter poderes especiais, em sua maioria, são fraudadores, verdadeiros charlatões e estão prontos para extorquir dinheiro a qualquer custo dos.
E estes fraudadores ainda são usados por satanás para lançar as pessoas contra Deus e Jesus Cristo, cegando-as quanto às Boas Novas. Vejam o que diz em 2ª Co 4:3 e 4 :
“3.Mas, se a inda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
4. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
Em Atos 16:16-19 diz que “certa serva” possuía a arte da adivinhação e dava muito lucro aos seus senhores. Esta, seguiu a Paulo, Silas e Timóteo por muitos dias dizendo que eles anunciavam o caminho da salvação e que eram servos do Deus Altíssimo. A jovem perturbou tanto a Paulo que este se voltou ao espírito e o repreendeu em O nome de Jesus e este saiu na mesma hora, ficando a jovem sem os seus poderes de adivinhação.
A Lei de Deus a Israel dizia: “Não ofereçam os seus filhos como sacrifícios, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos que tirem sortes; não tolerem feiticeiros, nem os que invoquem os nomes dos mortos. O Deus eterno detesta os que praticam essas coisas nojentas...” (Deuteronômio 18:10-12).
E mais, o Senhor ficaria contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsaria do meio do povo (Levítico 20:6).
Amados, se o Senhor nos diz em Eclesiastes 9:11 que o tempo e a sorte pertencem a todos, então os costumes e as superstições não podem influenciar em nossa nova vida.
Quando necessitarem saber sobre o futuro, façam como aconselhou o profeta Isaías, consultem a Lei e os ensinamentos de Deus (Is 8:19 e 20).
Afinal, na Palavra de Deus temos a fonte mais confiável sobre o futuro.
Veja as profecias que se cumpriram:
Is 13:17,19 = Grande guerra entre Medo-Pérsia e Babilõnia;
Is 44:27 e 45:2 = Sacou o fosso fluvial e abriu os portões de defesa de uma cidade;
Is 45:1 = O nome do conquistador seria chamado Ciro, sendo que esta predição foi feita há 150 anos antes do seu nascimento;
Is 13:17-22 = A Babilônia tornou-se uma verdadeira ruína
e muitas outras profecias contidas
na Bíblia se cumpriram!

Sabemos que a maioria delas, não foram relatadas na Bíblia, mas se comprovaram na história da humanidade e há ainda muitas outras profecias que a Bíblia prediz para o futuro.
A Bíblia promete um novo mundo a ser criado por Deus, eliminando todas as coisas más como o ódio, a guerra, o egoísmo, a criminalidade e a insegurança, todo o sofrimento e doenças farão parte do passado (Ap 4:21).
Promete ainda que: “os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância da paz” (Sl 37:11). E o mais maravilhoso é que satanás e seus espíritos malignos também não mais existirão e não influenciarão mais os herdeiros do Rei com suas mentiras, inseguranças e crendices tolas.
Também há inúmeras previsões contidas na Bíblia que podem se cumprir em sua vida ainda hoje.
Descubra o que Deus pode fazer por você!
Leia a Bíblia, conheça a verdade contida Nela (Jo 8:32).
Não dependa de crenças tolas, de superstições passadas de geração a geração, liberte-se!
Mantenha seus olhos, sua mente e seu coração nas Palavras do Senhor!

* Copyrights reservados à Renata Brandão.
Fontes de pesquisa:
* A Bíblia na Linguagem de Hoje;
* Revista Despertai de 23 de outubro de 1999.

Nenhum comentário:

Jesus te ama e eu também!

Jesus te ama e eu também!

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?

Em qual posição você se encontra na imagem abaixo?
No altar? Em santidade! Ajoelhado, próximo ao altar? Em santidade! Em pé na igreja? Solte a cadeira e adore! Sentado? Levante-se e adore ao Senhor! Indiferente? O joio não adora a Deus! Você acha que não está representado no desenho? Cuidado! Você pode estar do lado de fora!